Chamada da Revista de Comunicação Dialógica – RCD

RCD – REVISTA DE COMUNICAÇÃO DIALÓGICA

A Revista de Comunicação Dialógica tem como principal objetivo contribuir para a construção de conhecimento acerca do universo da comunicação dialógica, o qual entendmos da forma mais ampla possível. Diante disso, nos interessará em primeiro plano toda a produção acadêmica sobre o campo da comunicação independente, comunitária,popular, alternativa e, em termos mais recentes, do midiativismo. Além disso, nos interessará bastante a produção crítica sobre o que se concebe como economia política da comunicação, que analisa os modos como os sistemas de comunicação estão organizados e em permanente transformação, a partir das quais se movimenta o campo da comunicação independente. Daremos também atenção especial à reflexão em torno de metodologias participativas de pesquisa na comunicação, com o intuito de estimular o desenvolvimento epistemológico da área. Aceitaremos também produções relacionadas aos universos da educação e da cultura quando pensadas como produção de significados de forma dialógica, voltados para a promoção da democracia.


Submissões

Foco e Escopo

Esta Revista tem como principal objetivo contribuir para a construção de conhecimento acerca do universo da comunicação dialógica, o qual entendmos da forma mais ampla possível. Diante disso, nos interessará em primeiro plano toda a produção acadêmica sobre o campo da comunicação independente, comunitária, popular, alternativa e, em termos mais recentes, do midiativismo. Além disso, nos interessará bastante a produção crítica sobre o que se concebe como economia política da comunicação, que analisa os modos como os sistemas de comunicação estão organizados e em permanente transformação, a partir das quais se movimenta o campo da comunicação independente. Daremos também atenção especial à reflexão em torno de metodologias participativas de pesquisa na comunicação, com o intuito de estimular o desenvolvimento epistemológico da área. Aceitaremos também produções relacionadas aos universos da educação e da cultura quando pensadas como produção de significados de forma dialógica, voltados para a promoção da democracia.

A Revista receberá produções dentro das seguintes modalidades:

  1. Artigos – trabalhos científicos que relatem processos ou resultados de pesquisas adequados à linha editorial da Revista;
  2. Resenhas de livros ou filmes sobre o universo da comunicação dialógica;
  3. Entrevistas – entrevistas com comunicadores populares sobre seus trabalhos como tais;
  4. Relatos de comunicacação dialógica – descrições de experiências vivenciadas no universo da comunicação dialógica.

Portanto, Revista de Comunicação Dialógica terá como público-alvo estudantes e pesquisadores da temática da comunicação dialógica. Além disso, poderá, também, constituir-se uma referência para comunicadores populares e militantes da democratização da comunicação, já que está prevista uma seção para relato de suas experiências.

Os números do periódico serão de tema livre, dentro da proposta geral da revista. Eventualmente, poderão ser propostos dossiês temáticos.

O envio dos artigos para submissão será em fluxo contínuo.

As contribuições devem ser originais e inéditas, não estando em processos de avaliação para publicação por outra revista.

A identificação de autoria do trabalho deverá ser removida pelo autor do arquivo e da opção propriedades no Word.

RCD não aplica taxas de submissão, publicação ou de qualquer outra natureza em seus processos, sendo um veículo científico voltado à comunidade científica brasileira.


Submissões

Equipe Editorial

Editor

  • Marcelo Ernandez Macedo, Brasil
  • Luany Lima Galdeano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Conselho Editorial

  • Raquel Paiva de Araújo Soares, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
  • Ana Cristina Suzina, Université catholique de Louvain, Bélgica
  • Ingrid Gomes Bassi, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil
  • Cicilia Maria Krohling Peruzzo, Universidade Anhembi Morumbi Profa. visitante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
  • Luciana Velloso, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ)
  • Geraldo Garcez Condé, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Carolina Matos, City, University of London, Reino Unido
  • Pedro dos Santos de Borba, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
  • Adilson Vaz Cabral Filho
  • Chaves Wagner Diniz, UFRJ
  • Leonardo da Costa Custódio, Universidade de Tampere, Finlândia
  • Letícia Cantarela Matheus, Centro Universitário Plínio Leite (Unipli), Brasil
  • Drª Luciene de Oliveira Dias, Universidade Federal de Goiás, Brasil
  • Marcio de Souza Castilho, Universidade Federal Fluminense, Brasil
  • María Soledad Segura, Universidad Nacional de Córdoba Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas, Argentina
  • Nico Carpentier, Uppsala University, Dept. of Informatics and Media Charles University, Dept. of Media Studies Vrije Universiteit Brussel, Dept. Communication Studies, Bélgica
  • Paola Madrid Sartoretto, Universidade de Estocolmo, Suécia
  • Sandra Jeppesen, Lakehead University Orillia, Canadá
  • Viktor Chagas
  • Alejandro Barranquero, Universidad Carlos III de Madrid, Espanha
  • Ana Lúcia Nunes, UFRJ
  • Dorothy Kidd, University of San Francisco, Estados Unidos da América do Norte

Comissão Editorial

  • Geraldo Garcez Condé, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Pedro dos Santos de Borba, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
  • Breno Marques Bringel, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
  • Ángel Barbas Coslado
  • Eleonora de Magalhães Carvalho, UFF
  • Geisa Rodrigues Leite da Silva, Universidade Federal Fluminense, Brasil
  • Stuart Davis, City University of New York, Estados Unidos da América do Norte
  • João Paulo Carrera Malerba, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
  • Carolina Matos, City, University of London, Reino Unido
  • Eula Dantas Taveira Cabral, Fundação Casa de Rui Barbosa, Brasil
  • Juan Ramos Martín, Pontificia Universidad Javeriana, Colômbia
  • Patrícia da Veiga Borges, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
  • Chaves Wagner Diniz, UFRJ
  • Adilson Vaz Cabral Filho
  • Ana Lúcia Nunes, UFRJ
  • Florencia Enghel, Jönköping University, Suécia
  • Ingrid Gomes Bassi, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil
  • Letícia Cantarela Matheus, Centro Universitário Plínio Leite (Unipli), Brasil
  • Drª Luciene de Oliveira Dias, Universidade Federal de Goiás, Brasil
  • Marcio de Souza Castilho, Universidade Federal Fluminense, Brasil
  • María Soledad Segura, Universidad Nacional de Córdoba Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas, Argentina
  • Paola Madrid Sartoretto, Universidade de Estocolmo, Suécia
  • Sandra Jeppesen, Lakehead University Orillia, Canadá
  • Solange Barros de Alcantara Hamrin, Mid Sweden University, Suécia


Submissões

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.