A Revista de Comunicação Dialógica (RCD), de periodicidade semestral, foi criada no âmbito do Laboratório de Comunicação Dialógica, e tem como objetivo principal contribuir para a integração entre os saberes das áreas de comunicação, educação e cultura em torno da produção de significados voltados para a promoção da democracia. Em outras palavras, esta revista é sobre o universo da comunicação dialógica, concebendo-o como toda e qualquer troca de significados, o que abrange, para além da área da comunicação propriamente dita, os fenômenos educacionais e as manifestações culturais, estas vistas sob o ponto de vista mais amplo, o da antropologia. Trata-se da primeira revista em língua portuguesa sobre tal temática.
A terceira edição da RCD está sendo publicada em meio à maior catástrofe humanitária desde a Segunda Guerra Mundial. Mais do que nunca, apontamos para a necessidade de diálogo entre posições extremas: de um lado, a negação do problema, que tem sido responsável por um verdadeiro genocídio em países como o Brasil e os EUA; de outro, o medo exacerbado, paralisante, que se preocupa mais em julgar do que compreender, o qual também tem levado ao adoecimento mental e, consequentemente, físico, de milhares de pessoas. Diante desse cenário, o corpo editorial da RCD busca um caminho do meio e se solidariza com as perdas de cada indivíduo e família nessa dura jornada.
É com grande alegria que publicamos este terceiro número da Revista, que pela primeira vez contempla todas as modalidades de publicação: artigo, relato de experiência, entrevista e resenhas, de filme e de livro.