Aborto
Aborto
O LCD em Movimento sobre a “Aborto” foi ao ar no dia 09/03/2018 e contou com presença de:
– Danusa Vieira
Mestre em Ciência Política (Lion), Mestranda em Antropologia e militante feminista
– Pamela Lins
Doutoranda em Saúde Coletiva (FIOCRUZ)
– Mariana Reis
Professora do Intituto Benjamin Constant e militante feminista
– Maira Covre
Professora Adjunta de Ciências Sociais (UERJ), Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Desigualdade Contemporâneas e Relações de Gênero do GT de Gênero da ABP
Segundo levantamento da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, a criminalização do aborto incide sobre mulheres negras e pobres.
“A realização da pesquisa é muito importante, no momento em que se discute no país a questão da criminalização do aborto. É preciso evidenciar que a criminalização incide sobre um grupo bem específico: mulheres negras e pobres, moradoras da periferia, a quem os mais diversos direitos são cotidianamente negados, provocando discriminação social inaceitável e inconstitucional —, ressalta Arlanza Rebello, coordenadora de Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria. Ela destaca, ainda, que essa parcela da sociedade sobrevive a uma superposição de vulnerabilidades e discriminação interseccional inaceitável, inconstitucional e que as leva à morte. “Está mais do que na hora de enfrentarmos a discussão: a quem atende a criminalização do aborto? Quem em nossa sociedade exerce o poder de determinar a vida e a morte de nós, mulheres?”, questiona”
Fonte: Defensoria Pública do Rio de Janeiro