Nossa Trajetória

Nossa Trajetória

O Começo

No início de 2011, o coordenador do LCD, Marcelo Ernandez, formou um grupo de estudos sobre o tema “Comunicação Comunitária”. Ao longo daquele ano, semanalmente, alunos e professores da UERJ e de outras universidades leram e discutiram dezenas de textos sobre o tema. No primeiro semestre, foram discutidas referências teóricas clássicas sobre o tema e, no segundo, autores mais atuais.

Então, no início de 2012, aquele grupo resolveu institucionalizar a iniciativa, criando então o Laboratório de Comunicação Dialógica. Conseguimos uma sala junto à Direção da FCS/UERJ e levamos alguns poucos equipamentos que obtivemos numa pesquisa realizada em 2009: um computador, uma televisão e equipamento de filmagem.

A Formação

Em 2012 decidimos estreitar e ampliar o contato com grupos de comunicação. O LCD tem acumulado recursos teóricos e estreitado contato com o universo da comunicação comunitária. Estabelecendo parcerias com diversos grupos de comunicação na forma de assessorias, pesquisa de campo, realização de seminários, desenvolvimento e execução de projetos. Ao longo desse processo o Laboratório desenvolveu parcerias com instituições tais como: o jornal “O Cidadão”, no Complexo da Maré; o jornal “A notícia por quem vive”, na Cidade de Deus; o Cineclube Mate com Angu, em Duque de Caxias; a Rádio Santa Marta, na favela de mesmo nome; a Escola Popular de Comunicação Crítica (ESPOCC), do Observatório de Favelas; “Abaixo Assinado de Jacarepaguá”; “Fala Manguinhos”; “Movimento Enraizados”, localizado em Morro Agudo/Nova Iguaçu; o jornal “Maré de Notícias”, da Maré; a “Bem TV”, de Niterói, “Rádio Resistência”, localizada em Realengo, são apeas alguns exemplos.

Ainda em 2012, com recursos da FAPERJ e parceria com a PUC-Rio, realizamos o I Seminário Regional de Comunicação Comunitária. Nesse evento, reunimos nossos parceiros locais com grupos de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo e pesquisadores do tema. O evento foi de grande importância para o mapeamento e reflexões sobre o universo da comunicação comunitária na região. Discutimos os seus principais desafios e promoção do reconhecimento de identificações e a diversidade de experiências, contribuindo para a integração entre estas. A partir de evento, desenvolvemos novas parcerias, tal como a estabelecida com o Jornal “Maré de Notícias”.

Os Frutos

Entre 2013 e 2016 realizamos o principal projeto até aqui do Laboratório, o filme de longa metragem “Mídia em Movimento”. O filme acompanha a trajetória de sete grupos de mídia independente. O filme foi lançado nos cinemas, exibido em universidades e licenciado para a TV fechada. Ampliamos não só nossas parcerias, mas sobretudo a visibilidade ao nosso trabalho. Em 2014, fomos contemplados em 3 editais. Esses editais nos permitiram ter autonomia total para a produção audiovisual. Passamos a ter melhores equipamentos e um editor de imagens. Além de, produzirmos cursos de extensão, artigos e, em 2015, a nossa primeira experiência jornalística: o programa TV Ambulante (2015). Veiculado na TV Comunitária do Rio de Janeiro, o TV Ambulante, discutia temas ligados aos movimentos sociais.

Em 2017, a partir do Ateliê de Streaming criamos o programa de transmissão ao vivo pela internet o “LCD em movimento”. O programa discute quinzenalmente (no início era semanal) temas ligados aos movimentos sociais. Portanto, nossa produção em ensino, pesquisa e extensão é vasta.

Nos últimos anos, produzimos:

O Futuro

O LCD continua a desenvolver projetos de pesquisa, ensino e extensão como pode ser conferido aqui.

Timeline
Timeline