Atêlie de Streaming

Ateliê de Streaming

Em maio de 2017 o LCD ofereceu o curso de extensão “Ateliê de Streaming” ministrado pelo professor Rodrigo Modenesi que mais tarde deu origem ao programa de debate quinzenal LCD em Movimento!

PROFESSOR

Rodrigo Modenesi é formado em Cinema pela Universidade de Paris III e em Filosofia pela PUC-Rio. Realizou streamings durante as manifestações de 2013 e durante a Copa do Mundo, com seu canal “Morre Diabo!”. Foi professor de linguagem cinematográfica da Escola de Cinema Darcy Ribeiro. É atualmente, professor de edição no Senac – Rio e trabalha como editor de cinema e vídeo. Cursa o Doutorado do PPGArtes da UERJ, desenvolvendo uma pesquisa sobre cinema documentário.

OBJETIVO

O presente Atelier tem com objetivo ensinar a prática da transmissão ao vivo com o uso de aparelhos celulares utilizando a plataforma Twitcasting. Além da utilização dos dispositivos técnicos de streaming, o Atelier visa também desenvolver o pensamento crítico sobre a produção de imagens. Por isso, algumas questões de linguagem audiovisual e da relação entre imagem e poder serão abordados, sempre visando provocar a reflexão sobre o que é o ato (politico) de produzir imagens.

MÉTODO

As aulas terão uma parte expositiva na qual serão ensinadas noções técnicas de streaming, linguagem audiovisual e história do cinema. E uma parte prática na qual será exercitado o conhecimento técnico e teórico da transmissão ao vivo (streaming). Assim, teremos um misto de aulas expositivas, com o desenvolvimento de conceitos estéticos e éticos sobre a produção audiovisual, junto com a visualização de trechos de filmes documentários, que visam provocar o pensamento crítico sobre a produção audiovisual; e exercícios práticos de streaming acompanhados pelo professor.

Duração

Quinze horas, divididas em cinco aulas de três horas, duas vezes por semana.

Vagas

Serão abertas quinze vagas.

Material técnico necessário

Celular Smartphone, capaz de rodar o aplicativo do Twicasting, com acesso a cobertura 3G, com um plano (assinatura) capaz de realizar um mínimo de 3GB de upload de informação por mês. Bateria externa para celular com capacidade mínima de 5.000mAh. O ideal é que cada um dos alunos tenha este equipamento para realizar os exercícios de transmissão ao vivo do atelier.

Sala de aula com projetor de vídeo, caixa de som, acesso a internet (wifi ou cabo), quadro com caneta de feltro (ou similar).

Plano das aulas

1- Introdução ao aplicativo do Twicasting. Bases práticas para a realização de uma transmissão ao vivo. Questões técnicas.

2- Sobre o uso do streaming no ativismo politico. A preparação da transmissão, a criação das pautas, o desenvolvimento de objetivos, o improviso, as entrevistas espontâneas. Práticas de transmissão ao vivo no Campus da UERJ: desenvolvimento de pautas especificas, entrevistas e capacidade de improvisação.

3- Reflexão sobre o uso das imagens (do audiovisual) no ativismo politico, algumas referências do cinema documentário politico: Harun Farocki, Dziga Vertov, Godard. Discusão e prática de criação de narrativas (storytelling), a dramatização/emocionalização das narrativas, o arco dramático.

4- Desenvolvimento do ponto de vista/perspectiva na narrativa, criação de linguagens. Práticas de transmissão ao vivo no Campus da UERJ: uso de diferentes possibilidades de linguagens.

5- A relação entre a forma e o conteúdo das transmissões, a busca de um estilo de transmissão. Práticas de transmissão ao vivo no Campus da UERJ: desenvolvimento de uma assinatura, de uma identidade (personagem).

Bibliografia principal

AUMONT, Jacques. A estética do filme. Campinas SP: Papirus, 1995.
FIELD, Syd. Roteiro: problemas e soluções. Curitiba: Arte & Letra, 2016. MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas, SP: Papirus, 2011.

MACKEE, Robert. Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro. Curitiba: Arte & Letra, 2006.

MOLETTA, Alex. Criação de curta-metragem em vídeo digital: uma proposta para produção de baixo custo. São Paulo: Summus, 2009.

PARENTE, André (org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

YOEL, Gerardo (org.). Pensar o cinema – imagem, ética e filosofia. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

Filmografia principal

Videogramas de uma Revolução (1992) de Harun Farocki

Operários ao sair da Fabrica (1995) de Harun Farocki

Imagens do Mundo e Inscrições da Guerra (1989) de Harun Farocki

Je vous salue, Sarajevo (1993) de Jean-Luc Godard

L’origine du XXIème Siècle (2000) de Jean-Luc Godard


Curta nossa página e não perca mais nenhum curso do LCD!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.