Mídia em Movimento – A Série

Entre 2013 e 2015 produzimos um documentário de longa-metragem, Mídia em Movimento, que discute a democratização da informação no Brasil. Durante este período de intensas mobilizações sociais, pesquisadores do Laboratório de Comunicação Dialógica da UERJ (LCD–UERJ) acompanharam sete grupos de mídia comunitária e/ou alternativa da região metropolitana do Rio de Janeiro, apresentando as contribuições, conflitos e contradições que movimentam seus trabalhos.

Produzimos também uma série que agora, em 2020, estamos exibindo gratuitamente no nosso canal do YouTube.

Estamos atualizando nosso canal (https://www.youtube.com/channel/UCcrW1Bx70ntGqHSjTPMm3Tw) com o Mídia em Movimento – A Série. Atualizaremos esta postagem com os links da série e também é possível inscrever-se no nosso canal e clicar no sininho, assim você receberá uma notificação toda vez que postarmos um vídeo.

Ep. 01 – Mídia e Cultura

O primeiro episódio da série Mídia em Movimento acompanha o Instituto Enraizados que ensina Hip Hop à jovens da baixada fluminense. Dudu do Morro Agudo, coordenador do Instituto Enraizados, nos conta como começou no Hip Hop e como criou o intituto. O episódio conta com entrevistas com Einstein NRCMyle Mc Leo da XIII.  O episódio também conta com a participação de Marcus Faustini, criador da Agência de Redes para Juventude.

Ep. 02 – Rádio Comunitária

O segundo episódio da série Mídia em Movimento documenta a atuação de duas Rádios Comunitárias atuantes em Relaengo, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A Rádio Resistência, fundada por Edson Guedes há mais de 20 anos e a Rádio Novos Rumos, fundada por Tião Santos. Acompanhe a luta dos radialistas em manter as rádios funcionando, o relato dos ouvinte, assim como a atuação dos produtores em suas comunidades.

Participação Especial: Banda Babau

Ep. 03 – Jornalismo Comunitário​

No terceiro episódio da série Mídia em Movimento mostra a as atividades do Jornal Maré de Notícias. O jornal é um dos eixos de atuação da Organização Redes da Maré, localizada na favela da Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro. A partir do relato de Douglas Barreto, um dos entregadores do jornal, caminhamos pela favela, encontrando moradores entusiastas do jornal. Há também entrevista com a jornalista e fotógrafa Rosilene Millioti, o repórter Hélio e a diretora do Redes da Maré Eliana Souza Silva.

Ep. 04 – Midiativismo​

O último episódio da série Mídia em Movimento acompanha a atuação de grupos de midiativistas nas manifestações de julho de 2013 no Rio de Janeiro. A partir de entrevistas e da produção audiovisual dos grupos, o episódio documenta a importância da mídia não-hegemônica ou alternativa durante e após as manifestações. Assim como as utopias que norteiam a ação de alguns grupos e as diputas de narrativa entre os coletivos e organizações. Com a participação de Silnei Andrade do Coletivo MariachiFelipe Peçanha do Mídia NinjaJosé Ricardo e Patrick Granja do Jornal A Nova Democracia (AND).