Curso on-line de roteiro para documentário

Vem aí o curso on-line do Laboratório de Comunicação Dialógica – Uerj de Roteiro para Documentário, com Emílio Domingos! Serão 15 horas nos dias 2, 4, 9, 11 e 18 de setembro, das 16h às 19h, pela plataforma Zoom. São poucas vagas, então se inscreva rápido!

O curso vai abordar a importância do roteiro na realização fílmica. O roteiro é parte essencial do planejamento e do processo de produção de documentários e tem na pesquisa uma importante aliada para sua concepção. Vamos tratar também do desenvolvimento do argumento e da escrita da proposta para o documentário. Ao final do curso, os alunos entregarão um pré-roteiro de documentário, que será debatido em aula, para que coloquem em prática as lições aprendidas durante o curso.

EMENTA:

DIA 2/09 – AULA 1

Apresentação do Curso. Alunos falam de seus projetos.Introdução. Pré-produção. A escrita da proposta para o documentário. Modelos de proposta.

4/09 – AULA 2

Pesquisa e Argumento.Material de arquivo. Pré-entrevistas. Pesquisa de campo.Personagens. Personagens em situação de conflito. Personagem em situação de entrevista. Encenação. Grupo de personagens. O tempo histórico. O tempo narrativo. O espaço. Estrutura discursiva. Início: A apresentação do assunto. Meio: Desenvolvimento do assunto. Fim: Resolução do assunto.Tratamento. A sequência e os elementos do documentário. Imagem. Som. Formatação e conteúdo.

9/09 – AULA 3

Pré-roteiro. Roteiro de cinema e cena dramática. A cena do roteiro. Cena dramática e documentário.

11/09 – AULA 4

Roteiro. Transcrição das Entrevistas. Formatação de Roteiro de Edição. Roteiro de Edição e Estrutura. Narração. Estratégias de Montagem: O plano-sequência. Montagem expressiva de eventos encenados. Montagem de evidência. Documentário de Arquivo. Intertítulos. Montagem sem roteiros: A questão do documentário direto.

18/09 – AULA 5 Apresentação do Exercício Final

Conclusão do Curso. Alunos apresentam seus pré-roteiros.

O valor do curso é de R$150. As pré-inscrições abrem dia 24 de agosto e encerram 20 de agosto, ou enquanto houver vagas.

As 15 vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, que serão confirmadas mediante pagamento e envio do comprovante por e-mail.

Preencha este formulário: https://bit.ly/30F4cut, e em seguida enviaremos todas as informações de pagamento por e-mail.

SOBRE O EMÍLIO:

Emílio Domingos é cineasta, cientista social, pesquisador, roteirista e produtor. Atua principalmente na área de documentários. Graduou-se em Ciências Sociais pela UFRJ com ênfase em Antropologia Visual, Cultura Urbana e Juventude. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Cultura e Territorialidades da UFF e curador e mediador do Documenta-se Cineclube. Também é curador da Mostra Internacional do Filme Etnográfico e do Festival Visões Periféricas. Atualmente, é professor da disciplina Pesquisa, Argumento e Roteiro na Pós-graduação em Cinema Documentário da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ).

Como diretor realizou os longas: Favela é Moda, vencedor do prêmio Melhor Longa-metragem Documentário de Voto Popular no Festival do Rio (2019); Deixa na Régua, vencedor do Prêmio Especial do Júri Mostra Novos Rumos da Première Brasil do Festival do Rio (2016); A Batalha do Passinho, vencedor da Mostra Novos Rumos do Festival do Rio (2012); L.A.P.A., Melhor Filme no Festival Câmera Mundo, na Holanda (2008). Dirigiu os curtas: A Palavra Que Me Leva Além: Histórias do Hip Hop Carioca, Quando Xangô Apitar, O Bloco Está na Rua, Pretinho Babylon, Cante um Funk Para um Filme, Minha Área, Família Tetra, entre outros. Fez também os videoclipes Alteração (ÉA!) de BNegão e os Seletores de Frequência; Para Onde Irá Essa Noite, Cira, Regina e Nana e Músico, de Lucas Santtana; No Balanço da Canoa de Maga Bo; Curimba Riddim do DigitalDubs; e Dali de Marcelo Yuka.

Como roteirista, além de roteirizar seus filmes, escreveu o roteiro de Gilberto Gil Antologia Vol.1, dirigido por Lula Buarque de Hollanda, que estreou no Festival do Rio (2019), escreveu a segunda temporada da série da cantora Anitta para o Netflix, o longa-metragem Viva São João, de Andrucha Waddington e Astronauta Tupy, cinebiografia do músico Pedro Luís para a TV Zero.

Como pesquisador trabalhou em filmes como Mistério do Samba, Viva São João, Pierre Verger, Sou Feia Mas Tô na Moda e Santa Cruz; com diretores como João Salles, Breno Silveira, Lula Buarque de Hollanda.

Para a TV realizou pesquisa para o programa Esquenta. Foi responsável pela pesquisa de repertório para os CDs Tudo Azul, da Velha Guarda da Portela e Universo ao Meu Redor, de Marisa Monte. Fez a pesquisa de conteúdo e imagens para a vídeo instalação sobre a história dos bailes blacks que fará parte do acervo do novo Museu da Imagem e do Som do Rio (MIS-RJ).

Recebeu da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro a Medalha Pedro Ernesto por Serviços Prestados à Cidade (2014); da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, a Moção de Louvor e Congratulação pela Militância em Defesa da Cultura Negra do Estado do Rio de Janeiro (2017); e da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro a Moção de Louvor pela contribuição ao Movimento Cultural Hip Hop (2017).